www.perelhal.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
FREGUESIA DE PERELHAL

QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO...

 

 

Freguesia do Concelho de Barcelos, caracteriza-se, actualmente, da seguinte forma:

 

Localização:

Situa-se no vale do Cávado, na sua margem direita, a cerca de 7 quilómetros da sede do concelho e a igual distância da sede do concelho de Esposende. Perelhal é atravessado longitudinalmente pela E.N. 103-1, que liga a cidade de Barcelos á  cidade de Esposende. O nucleo urbano de Perelhal desenvolve-se  paralelamente à  referida E.N. 103-1, tendo como centro o terreiro e capela da Senhora do Alivio, considerado o ex-libris da freguesia. Tem como freguesias vizinhas e confinantes, Mariz, Creixomil, Vila Cova e Gemeses; as três primeiras pertencem ao concelho de Barcelos e a última ao concelho de Esposende.

 

Divisão Geográfica:

Perelhal está dividido em 7 lugares: Mouriz, Casal, Gandra ou Alí­vio, Pedreira, Freixieiro, Outeiro e Vila Nova.

 

Habitantes:

Perelhal já ultrapassa os  2000 habitantes, distribuidos por mais de 600 edificios habitados. Constata-se um aumento progressivo,  da  população e da habitação, bastante acentuado.

 

Infraestruturas:

Perelhal dispõe de rede de distribuição de água ao domicílio e da rede de saneamento básico. Os efluentes domésticos são conduzidos através da rede de saneamento para a ETAR da Carvema Textil (conforme protocolo entre a Câmara e a Carvema), sendo­ tratados e depois descarregados no rio Câvado.

 

Actividades Económicas:

Índústria

Como predominante temos a indústria textil ( Carvema Textil - Tinturaria e Acabamentos), a construção civil e a agricultura (particularmente conhecida a Sociedade Agrí­cola Quinta de Argemil, pelos seus vinhos de reconhecida qualidade).

Comércio

Perelhal tem estabelecimentos comerciais dos mais variados, a saber:

Farmácia, Posto de Combustíveis, Mini Mercados, cafés, restaurantes, peixaria, texteis lar, drogaria e ferragens, talhos, venda e reparação de bicicletas e ciclomotores, motosserras,ceifadoras e corta relvas, venda e montagem de pneus, sapataria, pronto a vestir, móveis, cozinhas e electrodomésticos.

Serviços

Agência Bancária, escola de condução automóvel, contabilidade, seguros, electricidade automóvel, clí­nica dentária, cabeleireiros e esteticista.

Património:

Igreja Paroquial, Capela de S. Cirilo, Capela de Nossa Senhora do Alívio, Alminhas do Outeiro, Alminhas de Mouriz, Cruzeiro da Capela do Alívio, Cruzeiro da Igreja Paroquial, Escola Primária (Tipo P3), Jardim de Infância, Sede da Junta de Freguesia.

Transportes Públicos:

Perelhal está bem servido de transportes públicos. A empresa Caetano Cascão Linhares, da Póvoa de Varzim, é a concessionária das carreiras que servem Perelhal. Os horários são diversificados e as carreiras estabelecem a ligação entre Apúlia, Esposende, Forjães, São Paio de Antas, Vila Chã, Barcelos e Braga, sempre com passagem por Perelhal.


 Freguesia de Perelhal no Facebook

Obrigado pela Visita

Consulte sempre

as

Notícias e Eventos

 

Reuniões Públicas:

1º Terça- Feira cada mês às 20.00horas