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11/08/2017
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                                       Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da  Floresta

                                        Comandante  Operacional Municipal

Da Plataforma Saúde Sazonal - Verão e Saúde 2017

Com pedido para divulgar junto da comunidade:

 

Temperaturas Máximas poderão variar entre os 37 e os 40 graus até domingo.


Devido à previsão de aumento dos valores de temperatura, podendo as máximas variar entre os 37 e os 40 graus em alguns distritos, entre os dias 11 e 13 de agosto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda medidas de proteção adicionais, tais como procurar ambientes frescos, arejados ou climatizados e aumentar a ingestão de água.

 

Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Se persistirem dúvidas,  ligue para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde   (SNS

24)  808 24 24 24, aconselha ainda a DGS.

 

                                             Mantenha-se Hidratado!

 

Em resposta ao aumento da temperatura ambiente, o nosso organismo aumenta a perda de água pela transpiração, sendo esta a sua principal forma de arrefecimento. Manter uma hidratação adequada é essencial, pelo que se recomenda a ingestão de água ou de outro  líquido, mesmo que não se tenha sede, e que se evitem as bebidas açucaradas e alcoólicas.

 

As recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, para a hidratação e a alimentação em dias quentes, são as seguintes:

 

·         Mantenha-se bem hidratado mesmo que não sinta sede. Aumente a ingestão de água e infusões sem adição de açúcar ao longo do dia;

·         Dê um sabor saudável à sua bebida. Pode aromatizar a sua água, de forma natural, adicionando:

o     Um pedaço de fruta (limão, laranja, lima, …)

o     Hortícolas (pepino…)

o     Especiarias (canela…)

o     Ervas aromáticas (hortelã…)

·         Opte por alimentos sólidos que são ricos em água, como frutos e hortícolas, cozinhados ou em cru;

·         Coma sopa para se hidratar. É a forma mais segura de hidratação no verão, podendo sempre optar pelas suas versões frias (por exemplo, gaspacho);

25)  A água é portátil. Lembre-se de ter sempre consigo uma garrafa de água, em particular quando se desloca (praia, exercício, viagem de automóvel, …);

26)  Evite bebidas alcoólicas, excessivamente açucaradas ou com cafeína, em particular no verão. Em vez de hidratarem, contribuem para a perda de água. Além disso, o álcool em excesso é um forte agressor do sistema hepático;

27)  Monitorize a sua ingestão de água. A cor da urina pode ser um marcador do  nosso estado de hidratação. Esta deve ser abundante, incolor e inodora;

28)  condimentadas. Escolha locais com uma boa oferta de bebidas saudáveis;

29)  Acondicione e transporte os alimentos mais perecíveis (queijo, iogurtes, marisco, ovos, etc.) em geleiras, sacos ou malas térmicas, com cuvetes de gelo ou placas frias, para manter a temperatura. Uma infeção alimentar aumenta perigosamente o risco de desidratação;

30)  Vigie os familiares de risco, em particular as crianças, e incentive os amigos a beber água ao longo do dia e no local de trabalho. O mau humor e o bom desempenho cognitivo têm muito que ver com uma hidratação adequada!

 

 

                                 Comandante Operacional Municipal                                           

            



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